Coalizão propõe regras para monitorar conduta ambiental de seguradoras

Nota técnica menciona investigações da Repórter Brasil ao cobrar do governo normas de transparência e gestão de riscos socioambientais para o setor financeiro
Por Redação
 03/12/2024

UMA ALIANÇA composta por onze entidades da sociedade civil, entre ONGs ambientalistas e associações empresariais, encaminhou uma nota técnica a dez ministérios pedindo mudanças nas leis que regulam o sistema financeiro brasileiro. O objetivo é tornar o setor mais transparente e criar normas unificadas para o monitoramento socioambiental das operações bancárias, de seguros, previdenciárias e do mercado de capitais.

Ao ressaltar a disparidade de normas entre os diferentes segmentos do mercado financeiro, a nota técnica menciona as investigações da Repórter Brasil revelando casos de trabalho escravo, desmatamento e invasão de terras indígenas em fazendas beneficiadas por apólices de seguradoras. “Por exemplo, um imóvel rural que tenha área embargada pelo IBAMA ou um produtor rural inscrito na chamada “lista suja do trabalho escravo” não tem o a crédito rural, mas pode ter o a seguros”, ressalta o documento.

Saiba mais em: /dossie-seguro-agricola/

Leia também

APOIE

A REPÓRTER BRASIL

Sua contribuição permite que a gente continue revelando o que muita gente faz de tudo para esconder

LEIA TAMBÉM

Silos e galpões de armazenamento de grãos no Norte do Mato Grosso (Foto: Fernando Martinho/Repórter Brasil)
Assine nossa newsletter!

Receba o conteúdo da Repórter Brasil direto na sua caixa de email.
Assine nossa newsletter.